Rua Episcopal, 1.500 - Centro - Cep. 13560-570 - São Carlos/SP - Secretaria Horário: segunda à sexta-feira das 14 às 17h30 - telefones (16) 3412.7088 / 3201.1355 e-mail: igrejasc@gmail.com

NOSSO PROPÓSITO

MISSÃO: Viver as verdades do Evangelho de Jesus Cristo na vida diária, ajudar cada membro a perseverar e prosseguir para a meta (Fp 3:14), afim de que cada crente seja frutífero e desfrute de uma vida saudável, equilibrada e santa, glorificando desta forma o nome do Senhor Jesus. Proclamar o evangelho para aqueles que ainda não são nascidos de novo, através de ações evangelísticas e do bom testemunho na sociedade.

VISÃO: A partir de São Carlos/SP - Brasil - alcançar povos, nações e vidas submersas em escuridão, através do apoio e investimento na obra missionária, nacional e transcultural (At l:8). Este apoio será feito em forma de contribuição financeira, a missionários ou organizações missionárias, orações, divulgações e envio de pessoas especialmente chamadas pelo Senhor na seara.


segunda-feira, 19 de julho de 2010

18/07/2010 - domingo 19 horas - Pr Edson Quinezzi

O PODER DE DEUS NA FRAQUEZA HUMANA ( I )
Estudo do livro de Atos - Pastor Edson Quinezzi
___________________________
Leitura de abertura: Salmos 30:1/5
“Eu te exaltarei, ó Senhor, porque tu me levantaste, e não permitiste que meus inimigos se alegrassem sobre mim...
O choro pode durar uma noite; mas a alegria vem pela manhã.”
__________________________
Atos 2:1/13
As promessas do derramamento do Espírito Santo já estavam embutidas no Velho Testamento, porém a apenas alguns poucos escolhidos, eram-lhe derramado do Espírito: a citar Sansão, Samuel, Davi, dentre outros, quando então Deus se manifesta através das palavras do profeta Joel:
“... derramarei sobre toda carne meu espírito e vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos idosos sonharão e vossos jovens terão visões... (Joel 2:28/30)
No Novo Testamento, Jesus consola os discípulos quando diz que sua partida se fará breve, entretanto, que não os deixaria desamparados, e o Consolador estaria com eles em todos os momentos.
“Chegando o dia de Pentecostes, todos estavam reunidos...”
e permaneceram em Jerusalém até que foram revestidos do Espírito Santo, cumprindo assim a promessa de Deus e
“... todos ficaram cheios do Espírito Santo...”.
Esse mesmo lugar poderia ter sido a casa da mãe de João Marcos (mulher de grandes posses) ou em salas no próprio templo; Lucas não menciona, mas faz menção ao dia – Pentecostes.

Pentecostes está relacionado a dois significados:
1) Festa da Colheita – é a saída do povo hebreu do Egito; a comemoração da Páscoa.
2) Início de uma nação - Moisés recebe as leis que irá reger um povo, uma nação e assim se dá o início de uma nacionalidade.

Pentecostes está relacionado a três fenômenos:
1) Som do vento – uma grande explosão (podemos citar o Big Bang de Deus com sua criação do universo).
O vento! Ele conduz, dirige a vela no mar. O vento do Espírito bate em nossa vela e nos conduz em segurança, ainda que em meio ao oceano perigoso, os leviatãs não exercem supremacia sobre nós.

2) Fogo - purificação. A brasa viva que o anjo do altar com uma tenaz toca os lábios do profeta e remove toda sua iniquidade. (Is 6:6/7)
Assim, o cristão deve permanecer sempre sob disciplina. Deus espera que caminhemos sobre o fogo e sobre a água com a mesma vivacidade.
“...Repreendo e disciplino aqueles a quem amo...” (Apo. 3:19)
...”Filho meu, não desprezes a disciplina que vem do Senhor, nem desanimes quando por ele és repreendido... Deus é fogo consumidor.“ (He 12:1/29))

3) Língua – universalidade da igreja

Idéia dominante do Pentecostes:
Pode-se perceber, no texto de Atos, que a idéia dominante para o derramamento do Espírito é aplicada para todos os fiéis, aqueles, que perseveram, que permanecem em oração, em comunhão, em obediência, tal qual os 120 que ali estavam reunidos naquele dia – dos 500 que se encontravam quando da crucificação de Jesus no Gólgota.

Efeitos do Pentecostes para os discípulos:
1) Unção – revestem-se do Espírito Santo (ficam cheios do Espírito)
2) Testemunho – passam a glorificar e testemunhar a Deus de forma inusitada. Como galileus que eram tinham grande dificuldade em se comunicar de forma clara e precisa, agora, contudo, passam a falar em vários idiomas, provocando assombro aos presentes – eram por todos entendidos, cada qual em seu idioma.
3) Irresistível – tornam-se irresistíveis no testemunho de suas ações, atraindo para si, muitos que de toda parte vinham e se prostravam diante das evidências do fatos.

Qual aplicação para nossa vida, mediante o texto?
1) Festa da colheita – somos a colheita de Deus
2) Lágrimas – nosso Deus semeou com lágrimas. Entregou a vida, o sangue e as lágrimas do seu filho. Ele mesmo – Jesus – chorou: ao saber Lázaro morto; perante Jerusalém que matava seus profetas; ao suplicar que o Pai afastasse dele o cálice. Entretanto, aquele que semeava chorando, volta cantando. “E Jesus triunfa na ressurreição”.
3) Nacionalidade – transportando para o reino material é a necessidade de uma arca, de uma coroa, de um rei, de uma terra, de uma pátria. Homens de todas as nações vêm reinar com Cristo. É a formação de uma nova igreja – a nova comunidade de Deus.

Papel do Discipulado:
Exemplos como: Pedro, da qual sua própria sombra curava enfermos (Atos 15:15); Felipe que, movido pela ordem de Deus, é trasladado ao eunuco etíope e lhe esclarece as Escrituras (Atos 8:26/40); Elias que num redemoinho sobe aos céus por meio de um carro de fogo (2Reis 2:11); Josué, enaltecido por Deus perante todo o povo - "homem valente" - (Josué 3 / 4); Moisés, cujo anjo do Senhor lhe aparece em forma de fogo em meio a uma sarça ardente, a qual não se consumia. “... Moisés, Moisés” ... Eis-me aqui.” (Êxodos 3:1/3)
Hoje, a despeito do passado, o poder do Espírito Santo é para todos os fiéis que buscam com perseverança. É a fé para se ter uma vida inusitada.
Um exemplo de vida inusitada é da poetisa e compositora (cega) Fanny Crosby (1820-1915), que aos 44 anos escreve seu primeiro cântico e se torna a maior autora de hinos da história da música sacra.

Vivo feliz, pois sou de Jesus,
e já desfruto o gozo da luz [...]
Canta minha alma, canta ao Senhor,
rende-lhe sempre ardente louvor.

________________________________________
Pregação Pr Edson Quinezzi – domingo dia 18/07/2010 – 19 horas
Apontamentos e formatação de Inajá Martins de Almeida